sexta-feira, 23 de julho de 2010

Prova de Interpretação de Texto - Lenda

Professora: Indira Souto Santana Disciplina: Língua Portuguesa Data: 09/08/10
Nome do Aluno(a): Nº.:
Curso: Ens. Fund. Série: 4º ano Período: Vespertino Nota:

RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

4º ano, Boa Tarde!

As lendas são um tipo de narrativa que procura explicar de modo simples as coisas complicadas. Há muitos tipos de lendas; um deles procura explicar a origem dos seres e das coisas. Assim como a lenda que vocês já leram e que hoje faremos sua interpretação.
Preste atenção a questão antes de responder. Interpretar é compreender o que o texto está querendo nos passar.
Fique tranqüilo, responda as questões que tem mais facilidade primeiro e leia o texto quantas vezes achar necessário. Eu acredito em você. Boa Prova!
Professora Indira

Objetivo: Interpretar texto.

LEIA E SIGA AS ORIENTAÇÕES COM MUITA ATENÇÃO.
 Use somente caneta azul ou preta para completar o cabeçalho.
 Responda as questões usando lápis de escrever ou lapiseira.
 Não rasure as respostas. Limpeza e cuidado são fundamentais.
 É permitido a utilização de dicionário.
 Faça resposta completa.
 A prova valerá 8,0 (oito) pontos.









CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
Categoria Indicador Nota
Conteúdo Coesão - Ortografia correta e pertinente à série; uso adequado da letra maiúscula; letra legível; uso correto da pontuação; avaliação limpa e sem rasuras.
Comunicação Coerência - Resposta com conclusão de pensamento (começo, meio e fim).
Contexto Pertinência - Respostas de acordo com texto lido/estudado.




1. Nessa lenda a personagem principal tem um sonho. Através da realização desse sonho o povo indígena tenta explicar o surgimento de uma linda flor aquática. Afinal, qual era o sonho de Maraí? (1,0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

2. E você, sonha com o que? Qual é o seu sonho? Por quê você deseja tal coisa? (1,0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

3. Maraí gostava muito da natureza e para entender melhor perguntou para o pai sobre a natureza. Qual foi a pergunta que Maraí fez a seu pai? (1,0)
__________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Por que Maraí esperava pela Lua? (1,0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

5. Você deve ter observado, no texto, como a natureza é importante para a cultura indígena. Além da Lua, quais outros elementos da natureza são personagens da lenda? (1,0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________





6. Os índios tem uma relação muito próxima com os animais e a natureza. Como Maraí agia com os animais? Você acha que ela age corretamente? Justifique sua resposta. (1,5)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

7. Os índios tiveram grande influência na formação da cultura brasileira. Muitos de nossos vocábulos, alimen¬tos e costumes são de origem indíge¬na. Retire do texto nomes de origem indígena. (1,5)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

Um comentário: