segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atividade sobre as Fases do Desenvolvimento Humano

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

               Boa tarde, 4º ANO,
     Você já sabe muito antes de estudar esse assunto por quais fases da vida o ser humano passa. Você já foi um bebê, agora é uma criança e um dia será adolescente, adulto e velho. Mas dessa vez estamos compreendendo mais e melhor como ocorrem essas fases e quais suas características.
     Observe com atenção as informações contidas nessa atividade. Ela lhe auxiliará a compreender mais e melhor sobre o ser humano e dessa forma se entender melhor também.
Beijos, Boa atividade, Professora Indira!

Objetivo: Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas);

AUTO-CORREÇÃO
- Você fez o cabeçalho a caneta?
- Usou letra maiúscula no início das frases e em substantivos próprios?
- Usou corretamente os sinais de pontuação?
- Observe as palavras escritas por você. Estão escritas corretamente?
- Você fez respostas completas?
- Observe sua letra. Está legível?
- Pintou a borda da atividade de VERDE?


FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

     A vida do homem é dividida em fases, de acordo com a idade em que ele passa.
     Cada fase tem suas características específicas, com o desenvolvimento do corpo humano bem como do cérebro e da inteligência.

     A fase em que os bebês e as crianças de até 12 anos se encontram chama-se infância. Gostam de brincar, correr e se divertir o tempo todo, e dependem dos cuidados e atenção dos adultos.
     Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais mediadas pela cultura acontecem com a criança. Durante o seu desenvolvimento a criança aprende a engatinhar, andar, falar, ler, escrever e interagir com pessoas além do seu núcleo familiar, dentre outros.
     Até o final da infância a criança apresenta um extraordinário desenvolvimento físico e emocional. A criança se torna cada vez mais capaz de compreender o que acontece no seu entorno estimulada pelas brincadeiras, a escolarização, a convivência com outras pessoas e outras formas de interação com o mundo.
    
     A partir dos 13 anos passamos para a fase da adolescência, onde acontecem mudanças no corpo. Nessa idade os jovens querem maior liberdade para sair com seus amigos e fazerem coisas que gostam.
     A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. É caracterizada por mudanças biológicas e psíquicas nos meninos e mais acentuadas nas meninas. O início da adolescência é o período definido como puberdade.
     Em decorrência das diferenças sócio-culturais podemos afirmar que não existe um adolescente padrão. Os modos como o adolescente é visto pelos adultos são variados. Entretanto, os processos biológicos que ocorrem na adolescência são universais, ou seja, o adolescer é universal, independente do entorno de cada indivíduo.
     Apresentamos a seguir algumas mudanças que ocorrem no corpo do menino e da menina. Estas mudanças ocorrem, de modo geral, na ordem cronológica em que foram listadas. É preciso, entretanto, considerar o ritmo de cada um:

 Meninos:
- primeiros pêlos genitais;
- aparecimento dos pêlos nas axilas;
- início do período de crescimento acelerado;
- aparecimento dos pêlos faciais.

Meninas:
- início do desenvolvimento das mamas;
- primeiros pêlos genitais;
- aparecimento dos pêlos nas axilas;
- início do período de crescimento acelerado;
- primeira menstruação.

     Depois dos 20 anos entramos na fase adulta, onde somos, desde os 18 anos, legalmente responsáveis pelos nossos atos, e temos que trabalhar para manter nossas despesas e necessidades. Essa é a fase de maior duração das pessoas.
     Uma pessoa adulta possui mais autonomia e é capaz de tomar decisões e assumir suas consequências. É a fase de assumir responsabilidades relacionadas ao trabalho e a formação de uma nova família.
     O adulto conhece melhor o seu corpo, suas qualidades e limites. Alcança nessa fase o ápice do vigor físico. O desenvolvimento mental atinge seu grau maior, mas é suscetível de aperfeiçoamento.
     A partir dessa fase o corpo tende a entrar em decadência com perda progressiva de algumas funções.
    
     É difícil precisar o início da velhice. O envelhecimento difere muito entre os indivíduos. Em alguns países são consideradas pessoas idosas aquelas com 70 anos completos. No Brasil são consideradas idosas as pessoas com 60 anos completos.
     A qualidade de vida das pessoas idosas vai depender em parte do que se tenha feito, pensando que a velhice ia chegar um dia e, aceitar essa fase da vida como um fechamento de um ciclo. Nessa etapa as pessoas podem usufruir de tudo que realizaram anteriormente.
     Sua maior característica física são os cabelos brancos que aumentam em quantidade. Os idosos, assim como todas as pessoas, precisam de carinho, atenção e respeito. Nessa fase da vida, os problemas de saúde tendem a ser mais frequentes, e muitos se encontram solitários, pois não são poucos os casos em que são abandonados pela família.

FONTE: http://www.escolakids.com/as-fases-da-vida.htm



2- Leia o poema abaixo e responda as questões de acordo com o que já vimos sobre as fases da vida.

PASSOS
HENRIQUETA LISBOA

Passos de brinquedo, leves,
que não conhecem o chão.
 É o bebê que faz a estréia
com sapatinhos de lã.

Passos que dizem bom-dia
de tão claros, tão alegres!
São as meninas crescidas
que voltaram do colégio.

Passos enérgicos, largos,
tremem as próprias paredes.
São os homens do trabalho,
que não têm tempo a perder.

Vagarosos passos últimos
arrastados em chinelos.
São as vovozinhas surdas
acalentando seus netos.


a) A que fase da vida se refere cada estrofe do poema? Que trechos do poema justificam sua resposta?

b) Você concorda com a descrição de cada fase da vida feita por Henriqueta Lisboa? Explique.

c) Você se identifica com a descrição feita em alguma das estrofes? Qual e por quê?  

Um comentário:

  1. gostei muito desse site sexta eu tenho prova sobre isso e esse site me ajudou

    ResponderExcluir